Conversa em clube social (Dantas de Sousa) - crônica

 

Após a formal reunião em um clube social, quatro mulheres conversavam, sentadas nas cadeiras, no pátio externo.  Dali a pouco, uma se dirigiu à pedagoga:

- Não sei não, doutora Ângela, como meus três filhos vão conseguir gostar de ler. Quanto mais falo pra eles, parece que mais eles se afastam de ler.

O assunto prendeu a atenção das duas outras. A pedagoga, então, iniciou explicar para as três:

- Não falem em demasia pros filhos sobre ler e leitura. Não precisam lhes dizer serem importantes pra suas vidas. Nem digam se terão sucesso se lerem. 

- Também  creio , doutora Ângela, intrometeu-se a de óculos de míope. - Já notei que, quanto mais brigo lá em casa com  meus dois filhos e minha filha, mais ficam com raiva de mim e até deixam de ler.

- Prefiro,  voltou  a falar a pedagoga, no lugar de dizer: crie o hábito da leitura, mostremos aos filhos o gosto pela leitura. E se desenvolve gosto por leitura quando os pais praticam o hábito da leitura.

- E como se faz, doutora Ângela, insistiu a primeira aflita. - Como se faz pros filhos terminar gostando de ler?

- A senhora quer dizer: desenvolver o gosto pela leitura.

- Ah, isso mesmo, doutora Ângela. Já tinha me esquecido.

- Vou lhes dar um exemplo: se o filho ou a filha percebem que jornal, revista, livro, prendem a atenção do pai ou da mãe, quando estão lendo, lendo com atenção, como se estivessem hipnotizados, logo, logo, eles desejarão experimentar, até imitar, aquilo que dá prazer aos pais. A curiosidade leva-os a quererem saber o que é que eles estão a ler. Do mesmo modo como eles fazem com celular, computador, etc.

- Quer dizer que eu e meu marido, indagou-lhe a terceira, nós temos que também lê, né? Mas o maior problema é nossa falta de tempo.

- Os pais, retomou a pedagoga, não podem pensar que, ao matricular filhos na escola, deixem a responsabilidade de formá-los. Para desenvolver o gosto pela leitura, duas instituições devem se empenhar: primeiro, a família; segundo, a escola.

Mas antes da pedagoga continuar a sua explicação, outras companheiras chegaram animadas, para convidarem o grupo a ir comemorar os aniversariantes do mês.

JN. Dantss de Sousa, Eurides.

Texto literário de Dantas de Sousa - conto

Texto literário de Dantas de Sousa - crônica

Texto literário de Dantas de Sousa - poema

Literatura do Folclore: Conto

Literatura do Folclore: Ditado e Provérbio

Literatura do Folclore: Qual o cúmulo de...