Literatura do Folclore: O desastre de Papai Noel - conto

Esta história aconteceu na véspera do Natal. Papai Noel estava a se preparar para começar a viagem. O seu trenó estava cheio de presentes. As renas do terno tinham acabado de comer. Todos estavam ansiosos para a viagem.

Então papai Noel com seu trenó começaram a sua longa viagem pelo céu. A certa altura, atravessaram uma nuvem quase gelada. Logo as renas se arrepiaram e todos terminaram se perdendo no céu. Sem saberem o que fazer, as renas andavam de um lado para o outro. E, como o trenó estava bastante cheio, começaram a cair os presentes. E, ainda, o trenó ficou indo cada vez mais para baixo. Até que eles todos bateram numa árvore. Diante daquilo, o papai Noel pensou: “Se eu não deixo os presentes nos sapatinhos, as crianças vão pensar que eu não existo”.

- Vamos renas, gritou bem forte papai Noel, temos de voltar para o céu para, finalmente, distribuirmos os presentes.

Mas quando o papai Noel reparou, viu que o trenó estava partido. Aí foi que ele decidiu para consertá-lo. E, quando estavam começando o conserto, papai Noel avistou uma casa com uma luz acesa.

Papai Natal, então, foi lá e perguntou:

- Ô de casa. Vocês podem me emprestar um martelo e alguns parafusos?

- Sim, eu lhe empresto. - disse um homem de lá de dentro, que era um sapateiro que, naquelas horas da noite, ainda trabalhava.

- Obrigado, obrigado meu bom homem. - disse o papai Noel.

Quando o trenó ficou pronto, papai Noel, foi começar a distribuir os presentes. Andou de casa em casa, entregando os presentes para a criançada. E, quando terminaram de distribuir os presentes, voltaram para casa muito felizes por terem resolvido tudo. 

Texto literário de Dantas de Sousa - conto

Texto literário de Dantas de Sousa - crônica

Texto literário de Dantas de Sousa - poema

Literatura do Folclore: Conto

Literatura do Folclore: Ditado e Provérbio

Literatura do Folclore: Qual o cúmulo de...