Era uma vez, um rei muito mimado e teimoso. Todo mundo tinha que fazer exatamente o que ele desejava. Certa noite, o rei olhou pela janela e cismou que queria tocar a Lua. Simplesmente não se conformava com o fato de que a Lua fica tão longe de todos nós, até mesmo dos reis.
Foi aí que o rei mandou construir uma torre altíssima, que chegasse até o céu. Pensava que, subindo ao topo da torre, alcançaria a Lua. Mandou chamar vários construtores e todos lhe diziam a mesma coisa:
- Majestade, é impossível fazer uma torre dessa altura.
E o rei gritava para eles:
- Impossível é uma palavra proibida neste reino. Eu quero a torre, e ponto final.
Até que um carpinteiro, criando coragem, lhe falou:
- Majestade, se empilharmos mil móveis, acho que alcançaremos o céu.
O rei, então, gostou tanto da ideia que obrigou todos os súditos a amontoar seus móveis. E pobre de quem se recusasse: seria levado direto para a prisão.
Quando todos os móveis que existiam no reino foram empilhados, o rei descobriu que eles não conseguiram atingir o céu. Então, mandou cortar todas as árvores do reino, para fabricar mais móveis e colocá-los na pilha.
Quando todos os carpinteiros que ele contratara acabaram seu trabalho, o rei teimoso sorriu, satisfeito. Sua torre de móveis alcançava as nuvens.
Rindo e gritando feito um louco, ele correu e começou a escalar a pilha, até chegar ao topo. E, quando percebeu que nem assim era capaz de tocar a Lua, gritou furioso:
- Quero mais móveis. Tragam.
E um carpinteiro lhe respondeu:
- É impossível, majestade. Não há mais madeira.
E o rei, totalmente desvairado, ordenou-lhe:
- Tire o móvel que está na base da pilha e traga-o aqui para o topo, pois a palavra impossível é proibida no meu reino.
O carpinteiro obedeceu-lhe. E o que aconteceu já se sabe: a pilha desmoronou, e o rei despencou lá de cima.
E foi assim que terminou a história do rei teimoso.